“Educação e desigualdade: casos nacionais e panorama regional” é o nome do diálogo virtual que a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE) realizará, em parceria com a Oxfam, no contexto da Semana de Ação Mundial pela Educação (SAME) 2021.
O evento será realizado no dia 23 de abril, de 11:00 a 12:30 (horário do Brasil). Durante o encontro, fóruns nacionais membros da CLADE, entre eles a Campanha Brasileira pelo Direito à Educação, comentarão os contextos de desigualdade na educação de seus países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Guatemala, México e República Dominicana. Também será analisada a situação regional em relação ao tema.
Para participar, basta fazer sua inscrição.
O evento será realizado em espanhol e contará com tradução simultânea ao português e ao creole, assim como interpretação em língua de sinais internacional.
Haverá transmissão ao vivo por Facebook (@redclade) e Youtube (@clade).
Lançamento de publicação
Durante o evento será lançada a publicação “Desigualdades Educativas na América Latina: tendências, políticas e desafios”, que apresenta aspectos da situação educativa na região durante os últimos 20 anos, com o intuito de contribuir ao conhecimento do panorama educativo da América Latina e do Caribe.
Por que é cada vez mais difícil consolidar os avanços para a garantia do direito à educação? Por que surge a ameaça de um limite nos processos de expansão e inclusão educativa? Os Estados deixaram de atuar? Essas são algumas perguntas-chave levantadas pelo estudo para análise.
Na ocasião, também serão lançadas publicações com os estudos de caso nacionais antes mencionados sobre educação e desigualdade.
Sobre a SAME 2021
A demanda por mais e melhores recursos para o financiamento da educação pública e gratuita diante do contexto da pandemia COVID-19 é o tema da Semana de Ação Mundial pela Educação (SAME) 2021, que no âmbito mundial e regional será realizada de 26 a 30 de abril. Em consonância com o marco político da campanha Um Bilhão de Vozes pela Educação, a SAME deste ano terá como eixo central ações que reivindicam o aumento do financiamento público para garantir uma educação pública e gratuita de qualidade, inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas.