A sociedade civil no país se mobiliza pelo cumprimento do PNE, considerando que somente com a garantia plena do direito à educação é possível alcançar a justiça social
Em preparação à Semana de Ação Mundial pela Educação (SAME) 2019, que no Brasil acontecerá de 2 a 9 de junho, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE) está finalizando um documento que avalia o estado de cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE). O plano completa seu 5º ano de vigência sem que muitos de seus objetivos tenham se materializado. Neste contexto, a SAME será realizada no país com o lema “Educação: já tenho um Plano! Precisamos falar do PNE“.
Para as pessoas interessadas em participar, a CNDE oferece um Manual de Atividades que está disponível para download com QR Code e em versão acessível. Em breve, o material também incluirá vídeo com áudio-descrição, legenda e linguagem de sinais. Em todo o Brasil, já são mais de 900 atividades cadastradas para discutir uma educação pública, gratuita e de qualidade no país, incluindo rodas de conversa, seminários, eventos públicos, debates e vídeos.
Este ano, a CNDE quebrou recordes de inscrição na SAME. “Isso mostra que a população quer discutir educação e mobilizar-se em torno de pautas propositivas, unindo-se para defender seus direitos humanos”, afirma a coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda.
Quer acompanhar as ações realizadas no âmbito do SAME no Brasil? Confirme sua participação no evento criado pela CNDE no Facebook e acesse o site da mobilização!