Convite para consulta on-line: O que você acha das famílias homoparentais?

Consulta realizada por uma equipe de pesquisa de universidades do México, Colômbia e Portugal quer conhecer suas percepções e atitudes em relação a lésbicas e gays.

As configurações familiares são muitas e variadas, e famílias formadas por dois homens, duas mulheres ou pessoas trans e intersexuais são uma realidade. Uma equipe de pesquisa da Universidade Pedagógica Nacional (México), da Universidade de Ibagué (Colômbia) e do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Portugal) promove uma consulta que visa estudar as atitudes e percepções das pessoas sobre as famílias homoparentais.

A orientação sexual e a identidade de gênero integram aspectos essenciais da vida de uma pessoa e os marcos de direitos humanos consagram sua proteção. No entanto, em nossas sociedades, a diversidade sexual ainda é motivo de marginalização e violência contra as pessoas LGBTI e suas famílias, que muitas vezes experimentam sérias limitações em seus direitos, incluindo o direito à educação. Existem várias pessoas LGBTI ou filhas e filhos de famílias homoparentais que hoje decidem abandonar seus estudos porque sofrem discriminação, violência ou assédio nos centros educacionais.

Segundo as pesquisadoras e pesquisadores que realizam a consulta, conhecer as crenças sobre os direitos da população LGBTI é um passo importante para tornar visíveis os preconceitos ou o apoio social que eles têm nas diferentes áreas da sociedade, incluindo espaços educativos. “Todas as crianças têm direito à educação e seu tipo de família não deveria condicioná-la ou colocá-la em condição de vulnerabilidade, nem sofrer maior vitimização ou estigma”, diz Fernando Salinas-Quiroz, pesquisador da Universidade Pedagógica Nacional do México e membro da equipe que realiza a consulta.

Você tem 10-15 minutos disponíveis? Responda à pesquisa sobre famílias homoparentais! A consulta está disponível em espanhol e em português. O único requisito é ter mais de 18 anos e ter nascido e morado na Espanha, em Portugal ou em um país da América Latina e do Caribe.

¡Apoya la CLADE!

Creemos que la educación puede transformar vidas, y también nuestras sociedades. Y .. ¡tú nos puedes ayudar!
Skip to content