Diário Causa Operária

MEC defende universidade pública paga

27 de marzo de 2017

A Secretária Executiva do Ministério de Educação (MEC) do Brasil defendeu, em audiência com dirigentes da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES-FEDERAÇÃO), a cobrança de mensalidades nas universidades e institutos federais públicos.
Fonte: Avaliação Educacional
A reunião ocorreu no dia 16 de fevereiro de 2017. Durante a reunião, a arrogância de Maria Helena Castro levou-a a ameaçar impor a medida por meio de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional).

Diário Causa Operária
Diário Causa Operária

Durante o encontro, aconteceu o seguinte o diálogo:
Maria Helena [secretária executiva do MEC]: Nem sei ainda que países têm universidades públicas plenamente gratuitas para todos independente da situação socioeconômica. O Brasil não pode ficar fora do mundo real.
Eduardo Rolim [presidente do PROIFES-Federação]: A nossa posição sempre foi de que a graduação e a pós-graduação não devem ser cobradas até por uma questão de realidade nacional.
Maria Helena: Ah, mas vai ser. Sinto muito, mas vamos [cobrar mensalidade]. A USP vai começar e quando a maior universidade pública do país começar, as outras vão cobrar, porque você quebra uma barreira.
Rolim: Mas esse é um debate que deve passar por uma reforma constitucional.
Maria Helena: Mas tudo é possível. Não acabamos de votar várias PECs? Até a PEC do Teto nós votamos.
Baixe aqui a matéria.