Em 31 de março deveria ter iniciado em Cuba a IV Reunião do Fórum de Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL). No entanto, com o estado de crise em que o mundo está devido ao COVID-19, a CEPAL decidiu não realizar o encontro.
Ainda assim, as organizações da sociedade civil que participam no Fórum, organizadas no Mecanismo de Participação da Sociedade Civil no Fórum e sua Mesa de Vinculação (espaço integrado pelos pontos focais e suplentes dos 20 grupos que integram o Mecanismo) aproveitam o momento para continuar chamando a atenção para a importância de, passados cinco anos da adoção da Agenda de Desenvolvimento 2030, acelerar a sua implementação, garantindo o cumprimento dos seus objetivos na sua integralidade. Além disso, destacam que, no contexto atual, é necessário que os governos não utilizem a pandemia para adotar medidas autoritárias e, pelo contrário, aumentem o diálogo com a sociedade civil para refletir sobre como superar a crise sanitária mundial.
Com este chamado, lançam hoje uma campanha de mobilização através das redes sociais que se estenderá pelas próximas semanas, para colocar a necessidade de fortalecer o diálogo entre governos e sociedade civil. “Consideramos que esta crise que atravessamos gera novos desafios e demanda um novo pacto de justiça social para todos os povos”, afirmam as organizações da sociedade civil em nota pública (em espanhol).
Lembram também que a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com seu lema #NoDejarANadieAtrás constituem em um desafio e imperativo moral e ético iniludível. E exortam os Estados a fortalecer o diálogo entre governos e sociedade civil, enquanto não há previsão sobre quando será realizada a reunião do Fórum de Países da América Latina e Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável.
Ações de comunicação
A CLADE desde o ano 2019 faz parte da Mesa de Vinculação como suplente do Grupo de Educação, Academia, Ciência e Tecnologia (GEACT) que integra o Mecanismo de Participação da Sociedade Civil no Fórum. Nesse sentido, ela se soma a esta mobilização que consistirá em uma série de twittazos com mensagens chave e mensagens para divulgar via Facebook e Instagram. Acompanhe e compartilhe as mensagens através da página da CLADE no Twitter!