Brasil: Falconi assina contrato no Mato Grosso

24 de abril de 2016

Fonte: Avaliação Educacional
A um custo de seis milhões de reais a consultoria Falconi Educação que é gerenciada por Wilson Risólia, ex-Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro que aplicou a política de reforma empresarial naquele estado, Mato Grosso assinou no dia 19 de abril contrato para capacitar 754 diretores escolares e 100 multiplicadores, além de outras ações focadas na melhoria do resultado e na redução da desigualdade.
Esta consultoria é a mesma que rondou pela cidade de Pelotas (RS), Campinas (SP), por Rondônia e Pernambuco e outros estados. Agora ela tem um setor especialmente dedicado à Educação e contratou um ex-Secretário de Educação na tentativa de contornar a crítica de que não tem experiência com questões de educação, já que ela abrange vários setores de atividade.
O contrato foi assinado pelo Secretário de Educação, Esporte e Lazer Permínio Pinto Filho na terça-feira (19.04) com a Falconi Educação. “O ato marca o início de um modelo de gestão para resultados nas unidades escolares da rede e no órgão central da pasta, como parte da Política de Formação Continuada.” O governo de Mato Grosso é conduzido pelo PSDB.
Para a representante da Falconi:
“O trabalho será norteado pela missão da Secretária que é garantir educação com qualidade social, que proporcione ao aluno a aquisição de conhecimentos, competência e formação de valores, conquistados em um ambiente democrático e de valorização humana. A ideia é que a Falconi Educação seja um elo entre o plano estratégico da Seduc e a gestão das escolas, para criar uma rede que atue em conjunto em prol de um resultado.”
Já para o Secretário de Educação:
“ Esse é um dia muito importante para a gestão da pasta e para a educação de Mato Grosso. “Nossa equipe está comprometida e preparada para, a partir de hoje, inaugurar uma nova era na educação do Estado”, comemorou. “Isso possibilita ações mais focadas e pontuais que permitam a otimização de recursos, resultados e desempenho, que é o que deseja toda a comunidade”.
“Ele lembra que a ação se junta a outras iniciativas, como a Avaliação Diagnóstica do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Avalia MT), que tem o objetivo de construir mecanismos de intervenção na educação com bases em índices próprios. “Teremos progressos dos indicadores, fazendo com que o Estado se posicione entre os melhores do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”.
Os consultores apresentaram um cronograma de ações, que começam na próxima semana, quando uma equipe de 15 profissionais chega à Seduc. O trabalho, previsto para os próximos 12 meses, será realizado por meio de três marcos: gestão para resultados; gestão financeira; e programas estruturantes. A consultoria contempla diversas etapas e diferentes tempos para a execução de cada uma delas.
Merecem destaques as ações voltadas para melhoria do aprendizado dos alunos, com equidade (avaliações padronizadas, currículo, correção de fluxo); formação continuada dos profissionais de educação; desdobramento de metas até o nível da escola (gestão para resultados).